Todos reconhecemos os enormes desafios que se colocam atualmente ao setor das farmácias. Reinventar a Farmácia, mantendo a postura de dedicação e serviço à população que historicamente caracteriza o setor, é certamente o caminho que todos os farmacêuticos gostariam de seguir.
A redução dos preços e das margens dos medicamentos, nomeadamente dos medicamentos genéricos, provocou uma queda acentuada na contribuição dos MSRM para o rendimento das farmácias. Isto forçou a procura de uma compensação que, por sua vez, criou oportunidades para o crescimento de categorias mais competitivas, como as dos MNSRM e dos Produtos de Saúde e
Bem Estar (PSBE). Estas categorias, proporcionando excelentes oportunidades de crescimento da rentabilidade, sofrem da pressão de outros players do mercado, mais competitivos.
As vantagens competitivas da concorrência decorrem de fatores como a escala, o nível de especialização e a sofisticação das ferramentas associadas ao negócio. Esta sofisticação prende-se com o domínio do uso das tecnologias, o conhecimento do perfil do cliente associado à utilização de técnicas avançadas de CRM, políticas promocionais agressivas, equipas profissionais de gestão a todos os níveis e uma cultura comercial apoiada numa vivência de mercado concorrencial.
Como resposta a estes desafios, é vital para a Farmácia a abertura ao mundo digital, criando experiências de compra “ao balcão” e “à distância” que assegurem desde já as preferências dos consumidores mais jovens. Alargar o posicionamento da farmácia para áreas relacionadas com o bem-estar constitui um evidente potencial de crescimento para o negócio, alinhado com as Megatrends atuais.
No “regresso” à nossa postura histórica, a aposta numa experiência de compra diferenciadora, baseada numa expertise reconhecida e valorizada pelo Cliente, pode contribuir decisivamente para a sua satisfação e colocar a Farmácia no seu Top of Mind, como canal para as decisões de compra relacionadas com saúde, beleza e bem-estar. Assim sendo, oferecer novas soluções de compra aos Clientes, baseadas em facilidade, disponibilidade, comodidade, atendimento personalizado e rapidez tem que fazer parte das opções da Farmácia moderna e sofisticada. Por aí passam as soluções multicanal, com especial atenção ao mobile, omnipresente na vida das pessoas, que permitirão seduzir o Cliente do futuro.