As empresas que apostam na qualificação dos seus recursos humanos estão, neste momento, a fazer um balanço, e a tentar compreender o que é que as equipas buscam em termos de formação e possibilidades de valorização e capacitação profissional.
A resposta passará necessariamente por ações de continuidade e de acompanhamento.
Temos a experiência de que as ações de formação ou training que são feitas de forma avulsa e pontual, na busca de dar resposta a uma necessidade identificada pelas equipas, não têm os resultados esperados.
Em contrapartida, planos formativos pensados de forma abrangente, para dar aos colaboradores a oportunidade de evoluir ao longo do tempo, com apoio e estímulo continuados, têm efeitos multiplicativos.
Quando uma empresa consulta um catálogo formativo, qual menu de restaurante, e da lista apresentada, escolhe uma determinada formação, pelo título ou pelo conteúdo, está a escolher uma formação à qual os seus colaboradores terão que se adaptar.
O passo à frente é, em vez de usar este menu já feito, usar um estilo mais à la carte, tendo assim possibilidade de tocar os conteúdos e alterar de acordo com cada realidade, criando assim o tal menu à medida.
Na TIMU falamos de dar dois passos em frente. Construir em parceria, em cocriação, um plano formativo que desafia as equipas a cada momento e que as acompanha ao longo do processo de aprendizagem. Programas abrangentes que as colocam perante diferentes situações e que as acompanham no evoluir de cada área de desenvolvimento pessoal e profissional.
Passamos de à la carte para o à la longue, e temos resultados surpreendentes com as equipas.