A motivação nasce do autoconhecimento e do autodomínio das emoções.
É a força interior que nos move para atingirmos os nossos objetivos.
Daí falar-se em automotivação. Porque é a única verdadeira forma de motivação, em que, tendo consciência das nossas emoções, assumimos que o nosso destino depende apenas de nós e que dispomos no nosso interior de todos os meios para o realizar.
Tudo o que recebemos de fora são estímulos, positivos ou negativos, e não motivação.
Mobilizar as emoções ao serviço de um objetivo é essencial para encontrar o foco, a automotivação, a competência e a criatividade ou capacidade de inovar.
O autocontrolo emocional (adiar a recompensa e dominar a impulsividade) está subjacente a todo o tipo de realizações.
As pessoas com esta aptidão tendem a ser altamente produtivas e eficazes naquilo que fazem.
“Se for preciso motivá-lo, provavelmente não me interessa contratá-lo” – Daniel Pink
Os “estímulos externos”, que funcionam essencialmente como fatores de desmotivação ou insatisfação, estão relacionados com o ambiente e as condições de trabalho, as relações interpessoais, as políticas e a cultura das empresas, os salários e benefícios sociais, etc. A motivação tem a ver com responsabilidade, autonomia, reconhecimento, realização e desenvolvimento.
Claro que as empresas podem (e devem!) garantir que os “estímulos externos” são positivos e evitar as práticas que possam comprometer o bem-estar e, consequentemente, contribuir para a desmotivação dos colaboradores. Mas são a energia interior e o entusiasmo ao realizar um trabalho que fazem toda a diferença nos resultados. Uma pessoa motivada sabe canalizar a sua energia para a realização dos seus projetos e é capaz de atrair as oportunidades e recursos para os colocar em ação.
Conheça-se a si próprio, assuma o controlo das suas emoções, e será capaz de identificar claramente os seus objetivos e, assim, orientar a sua energia, com entusiasmo, para a concretização dos seus projetos, com elevada performance e excelentes resultados.
Será uma pessoa motivada!